O que é


O CATÁLOGO DE POLÍTICAS PÚBLICAS é uma plataforma virtual que reúne informações sobre as políticas públicas implementadas no Brasil nas últimas décadas, no âmbito do Poder Executivo Federal. Foi lançada em 2022 e tem como objetivos principais:

  • Permitir o conhecimento, a sistematização e dar transparência ao universo de políticas públicas no âmbito federal.
  • Servir como fonte de dados para estudos e análises que possam contribuir para o entendimento das proposições e funcionamento das políticas públicas, ao longo dos diferentes momentos da história do país, bem como viabilizar aperfeiçoamentos.

A proposta é que, a partir dos dados do CATÁLOGO, seja possível investigar questões referentes a: quais políticas públicas já foram adotadas pelo governo federal nas diferentes áreas; quais continuam em vigor ou foram descontinuadas; como órgãos federais colocam em ação as políticas públicas; qual a trajetória de cada política – sob distintas classificações temáticas, em recortes temporais específicos; entre outras possibilidades.

Além disso, o catálogo poderá ser adotado como referência para subsidiar escolhas informadas para a seleção de políticas a serem monitoradas e avaliadas pela estrutura governamental para distintos fins.

É importante ressaltar que o CATÁLOGO foi concebido com o intuito de ser uma plataforma interativa e em constante processo de aperfeiçoamento, aberta à inclusão de novas políticas e materiais. Com isso, espera-se contar com a colaboração constante de pesquisadores, setores governamentais e da comunidade interessada no tema das políticas públicas na sugestão de melhorias a serem incorporadas em atualizações futuras da plataforma.