Perguntas Frequentes


O que é o CATÁLOGO DE POLÍTICAS PÚBLICAS?
É uma plataforma virtual que reúne informações sobre políticas públicas implementadas no Brasil nas últimas décadas, no âmbito do Poder Executivo Federal.

Quem é responsável pelo CATÁLOGO DE POLÍTICAS PÚBLICAS?
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (www.ipea.gov.br).

O que é uma política pública?
Existem diferentes entendimentos acerca do termo política pública entre os estudiosos do tema. Para o CATÁLOGO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, ela é entendida como a ação do governo no sentido amplo, ou seja, a partir de propostas elaboradas levando em conta uma concepção estratégica e institucionalizada acerca de como enfrentar determinado problema público.

Eu posso incluir uma política pública no CATÁLOGO?
Não. A própria equipe do CATÁLOGO faz, periodicamente, pesquisas de natureza qualitativa, descritiva e exploratória com foco no levantamento das políticas públicas de âmbito Federal, bem como dos programas governamentais e insere as informações na plataforma. No entanto, sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail indicado na plataforma, as quais serão analisadas pela equipe do CATÁLOGO.

Como faço para encontrar políticas públicas de nível estadual e municipal no CATÁLOGO?
Até o presente momento, o CATÁLOGO só contém as políticas públicas de âmbito do Poder Executivo Federal.

Posso encontrar políticas públicas de que período no CATÁLOGO?
A versão atual inclui políticas desde a década de 1950 até 2022.

Como faço para encontrar uma política pública no CATÁLOGO?
As políticas públicas estão divididas por áreas temáticas. Atualmente, são 24. É possível pesquisar pelas áreas ou digitando o nome da política ou palavra-chave no sistema de consulta avançada da plataforma (https://catalogo.ipea.gov.br/consulta).

Posso ter acesso a toda a base de políticas públicas do CATÁLOGO?
Sim. Para isso, basta acessar o sistema de consulta avançada da plataforma (https://catalogo.ipea.gov.br/consulta) e clicar no botão “Exportar”. O sistema gera automaticamente um arquivo em .CSV com a listagem de todas as políticas (nomes, áreas e datas) que pode ser salvo em seu computador.