2002
Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Data de criação e revogação 27/12/2002

 

Objetivos:

Os objetivos propostos para a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação são assim sintetizados: 1. Criar um ambiente favorável à inovação no País; 2. Ampliar a capacidade de inovação e expandir a base científica e tecnológica nacional; 3. Consolidar, aperfeiçoar e modernizar o aparato institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação; 4. Integrar todas as regiões ao esforço nacional de capacitação para Ciência, Tecnologia e Inovação; 5. Desenvolver uma base ampla de apoio e envolvimento da sociedade na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; 6. Transformar CT&I em elemento estratégico da política de desenvolvimento nacional.

Público alvo legislação:
Sem especificação


Público alvo agregado:

Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTI) e seus Membros

Grande área

Desenvolvimento Econômico

Área temática

Ciência e Tecnologia

Subárea

Ciência e Tecnologia

Ministérios
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Observação

A PNCTI de 2002 foi, na verdade, formalizada como parte do Livro Branco de Ciência, Tecnologia e Inovação (2002), publicado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Esse documento delineou estratégias e diretrizes para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, consolidando uma agenda nacional para a área.

Ele foi elaborado como base para a definição de ações de longo prazo e destacou a importância de inovação, pesquisa aplicada e desenvolvimento sustentável, além de integrar a ciência e tecnologia à estratégia de crescimento econômico e social.

Objetivos extraidos de LIVRO BRANCO: Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília : Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002. Resultado da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.